sábado, 19 de julho de 2008

Faltam 26 rodadas para o fim, análise de tabela.

Os pontos corridos são a fórmula adotada em todo o mundo porque só eles apresentam a possibilidade de fazer todas as torcidas sofrerem e se interessarem pela maioria dos jogos durante toda a competição.Contudo, até por tradição, os torcedores brasileiros ainda têm algumas dificuldades em compreender as sutilezas de uma disputa como essa, oscilando entre a euforia e o desespero sem justificativas para tanto. Ninguém será campeão com 9 rodadas de antecipação e, em termos práticos, mesmo com as vitórias de quarta-feira, qualquer adversário trocaria alegremente de posição com o rubronegro carioca.

A derrota do Flamengo para o Coritiba,nas circunstâncias atuais da tabela, é plenamente aceitável. Mesmo com vitórias dos principais oponentes, é aceitável. O Flamengo defendia 1 ponto, de jogo fora de casa; se levasse os 3 (como levou da Ilha e do Ipatingão), dispararia; se levasse 1, manteria os adversários a distância e livraria vantagem no jogo em casa (como ocorreu em outras oportundades).
Ressalte-se que a derrota de Curitiba é digerível se ocorrer a vitória sobre os baianos domingo, jogo que assume uma carga de importância fundamental que é: desmotivar alguns adversários ao aumentar novamente a diferença e se recuperar psicologicamente de uma derrota.

O torcedor vê os adversários 3 pontos mais próximos, mas seria bom que o seu sistema de tradução simultânea lhe dissesse que os tais 3 pontos na verdade representam 1 ponto perdido em Curitiba. A conta para título é a de 4 pontos por 2 jogos, vencendo o Vitória o Fla chega a 3 e gasta 1 ponto da gordura acumulada até o momento. Considerando que vários rivais tropeçarão no fim de semana (que tem até confronto direto entre Grêmio e Cruzeiro), a derrota não é nada comprometedora.

Apesar da aproximação de vários competidores, há que se mencionar que tais movimentos só podem ser visíveis após um par de rodadas (jogo em casa-jogo fora). Assim, se o Cruzeiro e Inter venceram na rodada, é preciso ver se eles conseguirão algo fora antes de alardearmos que eles “ se aproximam do Flamengo”. Não. É possível, até provável que a semana termine com 3 pontos para Fla, Cruzeiro e Inter, sem qualquer modificação relativa entre os 3.

Por esta razão, o único resultado realmente ruim foi o do São Paulo, que tirou 3 pontos do Barradão e pode fazer 6 se vencer o Botafogo domingo. Esta sim seria uma seqüência boa para o tricolor. Lembrem-se, contudo, que o SP empatou em casa com o Ipatinga, perdeu em casa para o Grêmio, perdeu para o Náutico nos Aflitos, empatou em casa com o mesmíssimo Coritiba. Tem resultados muito piores, e precisará de mais rodadas perfeitas como essa para tentar algo.

O Flamengo precisa, antes de qualquer coisa, assimilar a derrota e voltar aos trilhos. Precisará, para sua campanha de campeão, de 6 pontos nos próximos 3 jogos (Vitória, Portuguesa no Canindé e Botafogo em casa). Se fizer 7 pontos na sequencia, recupera totalmente a derrota de Curitiba sem mexer na gordura acumulada. 6/7 pontos, objetivo possível, certamente aumentará e muito a vantagem sobre vários perseguidores.

O GREMIO está a -4 e tem Cruzeiro e Palmeiras em casa e Figueirense fora. Na possibilidade dos gaúchos chegarem a 7 pontos na sequencia, eles não iriam reduzir a desvantagem (se fizermos os 7 pontos), jogariam dois postulantes para baixo e, lembremos, só existe um jogo entre Fla e Grêmio na tabela, e esse jogo é no Maracanã. O empate em tais confrontos diretos do Grêmio é bem-vindo (se Grêmio e Cruzeiro empatam, ambos perdem 4 pontos, melhor que a vitória de cada um deles) mas, se alguém vencer, que sejam os gaúchos pela questão do confronto.

O CRUZEIRO, mais próximo a -2, tem jogo duríssimo no Olímpico, chance de ouro pra livrarmos novamente a vantagem, depois recebe o Goiás e sai contra o Fluminense. Dificilmente fará 6/7 pontos em tais jogos, seria um outro adversário batido com 6/7 pontos.

O SÃO PAULO está a -6 e é talvez a maior preocupação, posto que o único duelo restante conosco é o do Morumbi. Recebe Botafogo e Portuguesa e sai contra o Inter. O duelo do Beira-Rio é o confronto da 14ª rodada que mais nos interessa, será a hora de livrarmos alguma coisa de Inter ou São Paulo (ou talvez dos dois em caso de empate). A situação da tabela, contudo, obriga o São Paulo a vencer seus jogos em casa, um empate já o colocaria em situação delicada.

O PALMEIRAS, também em crescimento, tem dois jogos para pontuar (Goiás fora e Santos em casa) antes de ir para o Olímpico. Pode tirar algo da desvantagem de -5 em relação ao Fla mas, da mesma maneira que o SP, tem que vencer (mesmo jogando em Goiânia). Essa é a diferença provocada pela campanha até aqui: o Fla perde em Curitiba sem motivo pra desespero; se o Palmeiras perde em Goiânia fica em situação delicadíssima.

Mesmo caso do INTERNACIONAL, reduziu a desvantagem para -8 mas não pode perder a passada tendo compromissos duros nos Aflitos, em casa contra o São Paulo e depois no Ipatingão. Dificilmente acompanhará o Flamengo neste trecho.

A derrota diminui a vantagem do Flamengo nos confrontos diretos contra o Coritiba, agora são 16v e 13d, sendo que em Brasileiros são 11v e 9d.
A conta para o título permanece nos 75 pontos.

Em relação à média inglesa, mais que suficiente para o título (vitória em casa, empate fora e 2 pontos por jogo neutro), o Fla está com +2. Em relação à campanha do ano passado, estamos a +5.

COPAS – A conta para a Libertadores prossegue nos 63 pontos, 32 para cada turno. Ou seja, se o Fla vencer o Vitória e vencer a portuguesa, terá cumprido o seu papel no primeiro turno, iniciando a jornada de volta rumo a Libertadores já na 15ª rodada. A disputa parece ser a mesma daquela pelo título, estando atualmente a pontuação de corte nos 21 pontos do Palmeiras. O VITÓRIA, previsivelmente, saiu do G4 e pode ficar mais distante dele se perder domingo para o Flamengo; o FIGUEIRENSE, em recuperação, não parece ter fôlego para disputar o quarto lugar mas já se aproxima de 40% da Sulamericana.

A Copa Sulamericana, por sinal, apresenta sua pontuação de corte nos 15 pontos, com o Botafogo. A projeção continua nos 52 pontos e pode até cair, se o pelotão da frente continuar competitivo por mais tempo (mais clubes na parte de cima reduzem a pontuação dos demais).

REBAIXAMENTO – Por mais que se diga que o IPATINGA já está rebaixado, isso não é verdade. É difícil fazer projeções nessa disputa porque na parte baixa se pontua muito pouco, e uma boa seqüência realmente faz diferença. Não é interessante um rebaixamento antecipado dos mineiros, pois o seu interesse no campeonato pode ser útil para tirar pontos alheios (como ocorreu com São Paulo e Cruzeiro). Contudo, já é possível ver que 5 clubes estão constantemente perto da R4: os 4 atuais mais o Atlético MG, já em crise.

Considerando que o FLUMINENSE deve deixar esse grupo após algumas semanas, desenha-se uma resolução antecipada da disputa pela permanência. O SANTOS, por exemplo, já precisa fazer uma campanha de sulamericana para fugir da degola, e precisará pontuar bastante na sua melhor tabela até agora (4 jogos em casa mas Parque Antártica e Beira-Rio) nos próximos seis jogos.
A conta para a salvação está nos 42 pontos.

Tendo iniciado o ano na nona colocação (era a pior desde 1973), o Flamengo é hoje o sétimo colocado no ranking histórico dos Brasileiros, com 1259 pontos ganhos, 8 à frente do Atlético MG e 6 à frente do Palmeiras. O quinto é o Vasco, com 1281, a +22; o sexto é o Corinthians com 1278, a +19 mas que não pontuará este ano e provavelmente será ultrapassado. O Santos, se lutar contra a degola, também estará na mira, pois tem 1290 pontos na quarta colocação (+31).

Contra o Vitória, o Fla tem ampla vantagem em Brasileiros, 15v e 6d. Confrontos importantes na história foram os dois pelo quadrangular semifinal do Brasileiro de 1993 ( o Vitória se classificou para a inédita final contra o Palmeiras empatando com um Flamengo eliminado no Maracanã), as oitavas de final da Copa do Brasil 1998, com um desastroso 0x5 no Barradão e 5x2 no Maracanã. Nas quartas da Copa do Brasil 2003, o troco: 2x1 e 3x1 Flamengo.

Ano passado, o Vitória estava na Serie B, tendo sido 4ª colocado na divisão de acesso. Entra no lugar do América-RN. Ano passado, em Juiz de Fora, 4x1 Flamengo na volta de Obina, em jogo realizado em Juiz de Fora em razão das obras no Maracanã.

O Flamengo nunca havia liderado na história dos pontos corridos e já terminou 9 rodadas na liderança este ano. Está há dezesseis seguidas na zona de libertadores, e não sairá dela por no mínimo mais uma, pois tem 6 pontos de vantagem sobre o quinto colocado.

Faltam 49 pontos para o título (média de 1.88 por jogo), 37 para a Libertadores (1.42 por jogo), 26 pontos para a Sulamericana (1 por jogo) e 16 pontos para a Série A 2009 (média de 0.66 por jogo). A campanha atual do Flamengo é de 2.16 por jogo.
O Fla já conquistou 36% do hexa, 41% da vaga para a Libertadores 2009, 50% da sulamericana 2009 e 60% da permanência na Serie A.

Autoria:

Marcus Talamasca Castro

Membro ativo da comunidade Flamengo no site de relacionamentos Orkut,segue em anexo o link para o tópico:
http://www.orkut.com.br/CommMsgs.aspx?cmm=795367&tid=5224231810371377519&start=1

Saudações Rubro Negras.
Rafael Cunha.

Nenhum comentário: